sexta-feira, 5 de maio de 2017

MDSA lança “Consulta Cidadão” e “Rede Cadastro Único”

Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário lança novas ferramentas “Consulta Cidadão” e “Rede Cadastro Único”
As duas ferramentas visam melhorar o atendimento dos beneficiários de políticas sociais que utilizam o Cadastro Único como instrumento de seleção e concessão de benefícios
O Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) lançou na última quarta-feira (3), em Brasília, duas soluções desenvolvidas para a melhoria do atendimento aos beneficiários de políticas sociais que utilizam o Cadastro Único como instrumento de seleção e concessão de benefícios – o site Consulta Cidadão e a Rede Cadastro Único.
Consulta Cidadão
A Consulta Cidadão – Cadastro Único visa disponibilizar aos inscritos no Cadastro Único consulta a alguns dos seus dados cadastrais, bem como de sua família, e possibilitar a impressão de comprovante de cadastramento.
Essa ferramenta surgiu em atendimento à necessidade de desburocratizar o acesso dos usuários de serviços públicos, programas sociais e benefícios a informações pessoais e de suas famílias, constantes de bases de dados governamentais. Antes, era necessário que o Responsável pela Unidade Familiar (RF), que prestou as informações ao Cadastro Único no momento do cadastramento, comparecesse a um posto de cadastramento nos municípios para obter qualquer informação sobre seus dados e de sua família. Além de retirar o ônus de deslocamento do cidadão para consultar seus dados e emitir um comprovante de cadastramento, a Consulta Cidadão – Cadastro Único tem o objetivo de reduzir a sobrecarga de trabalho dos municípios em função dos atendimentos para este motivo, bem como os custos de impressão e filas de espera. A ferramenta também facilitará o trabalho para os programas que utilizam o Cadastro Único como critério de seleção de beneficiários, pois será possível validar as certidões apresentadas que foram emitidas de forma online.
A Consulta Cidadão – Cadastro Único está disponível no endereço eletrônico http://www.mds.gov.br/consultacidadao
Para consultar, informe os dados solicitados na funcionalidade BUSCA POR NOME:
Nome completo; Data de nascimento; Nome da mãe; Estado e município onde família está cadastrada.
OBS: As informações devem estar iguais às que estão registradas no Cadastro Único;                   Pessoas cadastradas há menos de 45 dias da consulta não vão ser localizadas, pois a informação de seu cadastro ainda não estará disponível na Consulta Cidadão.
Rede Cadastro Único
Além da Consulta Cidadão, o MDSA lançou também a plataforma “Rede Cadastro Único”. O Cadastro Único reúne informações de cerca de 27 milhões de famílias e é a porta de entrada para mais de 20 programas sociais, entre eles, o Bolsa Família. A Rede Cadastro Único será um espaço de interação entre os gestores dos mais de 20 programas sociais.
A rede irá funcionar como um espaço de articulação entre os vários programas que utilizam o Cadastro Único para a seleção de famílias beneficiárias. A iniciativa prevê encontros presenciais entre gestores dos programas e um espaço virtual de interação. O objetivo é promover o uso adequado das informações e desenvolver soluções de atendimento que facilitem o acesso das famílias aos benefícios.
O acesso é feito através do endereço eletrônico www.mds.gov.br/redecadastro e, por enquanto, é restrito aos gestores dos programas sociais parceiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CEIMEP COMEMORA DIA DOS POVOS INDÍGENAS

Em comemoração ao Dia dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril, o Centro de Educação Infantil Municipal Eulina Pinto – CEIMEP encerrou...